• No seguimento do comentário do cafonso no meu anterior post sobre os empreendedores Africanos, fui à descoberta de mais pormenores sobre Bettencourt Faria… Nunca tinha ouvido falar deste homem, um inventor, um génio ao que parece.
E também ele construiu, entre outras coisas, um helicóptero no qual teve um pequeno acidente, a acreditar no que foi escrito pelo denudado
Fui à Wikipedia procurar mais informações sobre este homem, mas não existe nada. O seu nome completo é Carlos Mar Bettencourt Faria. Pelo contrário existe uma entrada sobre outro cientista Português contemporâneo e amigo de Bettencourt Faria: Eurico da Fonseca.
Deixo o repto ao denudado e aos autores dos comentários no seu post, entre eles o seu neto
, para que escrevam um entrada biográfica sobre Bettencourt Faria na Wikipedia.Links:
http://amateriadotempo.blogspot.com/2006/05/bettencourt-faria-e-o-seu-centro.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eurico_da_Fonseca
http://www.radioamadores.net/patrono_rad_CT1UX.htm
O Bettencourt Faria por vezes convidava membros da minha família para umas visitas guiadas quer à parte museológica (coleções de biologia, fósseis e geologia) do observatório da Mulemba quer ao próprio observatório deixado-nos espreitar os planetas e estrelas.
O filho dele aparecia por vezes, numa delas vestido de cowboy.
Uma das coisas que me espantava (maravilhava é mais o termo) era a sua capacidade de reutilizar certas coisas noutras finalidades. A utilização dos rolos das máquinas de lavar roupa antigas (antes das máquinas de tambor) para a pré-secagem de algas que apanhava com o seu barco é um dos exemplos.
Foi durante muitos anos o único colaborador da NASA na África sub-saahriana. Foi morto na altura da independência de Angola.
Li também àcerca do aproveitamento das seingas usadas, estirilizadas, para fazer circuitos electrónicos…